O Mistério da Areia Monazítica
- pedrinhouliana2013
- 21 de ago de 2024
- 1 min de leitura
Você sabia que o Espírito Santo - ES é um dos poucos lugares do mundo que tem Areia Monazítica? Antes de começar essa pesquisa, eu pensava que a Monazita era um mineral da cor preta, e por isso acreditava que as areias pretas do Espírito Santo eram ricas desse mineral e por isso a coloração escura. Só que um dia, ao analisar e estudar as propriedades das areias de algumas praias do ES, descobri algo inesperado...
Diferentes tipos de minerais formam diferentes diferentes tipos de areia, por exemplo os minerais Monazita, Zircão, Ilmenita, Granada e Rutilo, geralmente formam uma areia conhecida como areia monazítica, uma areia de cor preta. Mas é aí que a confusão pode começar, pois por falta de informação, muitas pessoas do meu Estado, pensam que a Monazita é preta, mas a ciência me mostrou o contrário.
Com o uso dos nomes "Monazita" e "Monazítica" muitas pessoas acham que o que faz essa areia ser preta é a Monazita, mas na verdade a Monazita é amarelada e avermelhada.

Esta imagem à esquerda mostra as características visíveis aos nossos olhos da Monazita. O mineral mostra tonalidades como o amarelo-castanho e um tom meio avermelhado.
Muitas pessoas acham que o que faz a areia monazítica ser preta é a Monazita (eu pensava a mesma coisa), mas na verdade o que faz essa areia ser preta é a Ilmenita, um mineral que é preto e tem um brilho metálico.



Comentários